Sabe quando a gente pensa que determinada história deveria ser escrita para não ser esquecida? Quem não conhece alguma história de vida que até parece ficção?  Você já pensou em fazer um livro com a sua história (ou a do seu pai, da sua mãe, dos seus filhos), mas acabou desistindo porque não sabe de onde partir, nem quem faria isso? Ou desistiu do assunto por imaginar que o custo seja inviável?

A Iva Histórias tem o maior prazer em responder questões como estas. Entre em contato.

Registro de histórias de vida

Esta é a “menina dos olhos” da Iva Histórias. É um trabalho feito com amor.

Escrever a história de alguém é um processo que exige muito mais do que capacitação técnica. Saber escrever bem ou ter domínio das normas ortográficas e gramaticais por si só não faz de alguém um contador de histórias ou um biógrafo. Só nos abrimos com quem confiamos; contamos sobre a nossa vida quando achamos conveniente e quando nos sentimos confortáveis. Esta relação de confiança e de conforto se dá por uma habilidade nada técnica e muito humana: a de estabelecer vínculos pessoais.

Para que este trabalho aconteça, a Internet e o telefone são facilitadores, mas só entram em cena depois de uma conversa inicial – as conversas e o contato pessoal são imprescindíveis do início ao final do processo. A partir daí: pesquisas, diagramação, design, tratamento de imagens, digitalização de documentos e tudo mais que tiver sido previsto no projeto.

Além do custo/benefício profissional para os envolvidos, há uma troca ainda mais rica com este trabalho. O cliente ganha atenção, cuidado e a sua história em um livro. Quem ouve, interage e escreve, além da emoção genuína de lidar com a história – que é o bem maior, o tesouro de alguém – ganha bagagem e amigos.